Programa da CPFL Santa Cruz contribuirá para reduzir o consumo de energia da Santa Casa de Ourinhos

A Santa Casa de Ourinhos foi o primeiro hospital da região a ser contemplado com o Programa CPFL nos Hospitais, que resultou na instalação de uma usina fotovoltaica e na troca lâmpadas para tecnologia mais eficiente em um dos complexos que compõem a estrutura do hospital, o Ambulatório de Especialidades Médicas.

O Programa CPFL nos Hospitais, uma iniciativa da CPFL Energia e o Instituto CPFL, tem como objetivo ajudar instituições públicas e filantrópicas a reduzirem suas contas de energia elétrica.

A Santa Casa de Ourinhos foi beneficiada, por meio de Chamada Pública de Projetos. Neste projeto, finalizado em setembro deste ano, foram investidos cerca de R$ 105,5 mil pela companhia dentro do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O Diretor da Santa Casa de Ourinhos, Vagner Breve, destacou que o projeto da CPFL atende os ideais do hospital que tem como foco a preocupação com o meio ambiente. “Esse projeto é um sonho que a diretoria busca há oito anos. Desde que assumimos a administração da Santa Casa, uma das nossas preocupações era buscar uma alternativa na questão energética. Por meio desse projeto da CPFL, conseguiremos diminuir nossas despesas com energia elétrica e ao mesmo tempo, o hospital faz a sua parte na questão ambiental”.

O CPFL nos Hospitais atuou na Santa Casa de Ourinhos instalando uma usina solar fotovoltaica com capacidade de geração de 12,5 kWp e substituindo 255 lâmpadas por tecnologia LED, mais durável e eficiente. A expectativa é que a instituição possa reduzir o consumo de energia em até 44,5 MWh/ano. A iniciativa dá a oportunidade a essas instituições de reduzirem os gastos com suas faturas de energia elétrica e investirem o dinheiro economizado em outras áreas, para melhoria do atendimento, beneficiando a comunidade e a região onde estão inseridos.

Além do benefício da redução nas contas dos hospitais, a iniciativa também gera ganhos ambientais. O menor consumo de energia elétrica evita, por exemplo, o acionamento de usinas térmicas, mais caras e poluentes. A implantação de energia solar fotovoltaica nos clientes reforça o compromisso da CPFL com o meio ambiente e a sustentabilidade, através de uma matriz energética renovável e limpa.

Segundo Rafael Lazzaretti, diretor de Estratégia e Inovação da empresa, o Programa CPFL nos Hospitais realizará o maior investimento já registrado no Brasil em energia solar fotovoltaica dentro de Programas de Eficiência Energética. “O valor total será destinado para a realização dos projetos em três anos, já a partir de 2019. Estão aptos a participar da ação as instituições públicas e filantrópicas de saúde situadas nas cidades das áreas de concessão das nossas distribuidoras”, reforça Lazzaretti.

A Santa Casa de Ourinhos conta com 166 leitos, 33 especialidades médicas, 130 médicos e mais de 700 colaboradores. É um complexo hospitalar formado pelo Hospital Geral, Ambulatório de Especialidades e Unidade de Oncologia (tratamento contra o câncer), sendo referência no atendimento para aproximadamente 1 milhão pessoas entre Ourinhos e mais 68 municípios da região. Além disso, ainda recebe pacientes do Estado do Paraná.

Participaram da apresentação do projeto, o administrador da Santa Casa, Fernando Abreu, o diretor Vagner Breve, representantes da CPFL, o chefe de gabinete, Eder Mota, que representou o prefeito de Ourinhos Lucas Pocay; o secretário adjunto de Governo, Hamilton Azevedo; o presidente da Câmara e vereador de Ourinhos, Enfermeiro Alexandre; o vereador Alexandre Zóio; a assessoria do deputado Vinicius Carvalho, Cintia Ferraz e colaboradores do hospital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s