Em comemoração ao Agosto Dourado, Comitê de Aleitamento Materno da Santa Casa homenageia mamães que amamentam

A equipe do Comitê de Aleitamento Materno da Santa Casa de Ourinhos e do Banco de Leite, em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno, promoveu um encontro com mamães que amamentam, como forma de homenageá-las por este ato tão importante que contribui para a saúde dos seus filhos.

O encontro aconteceu no dia 09 de agosto no auditório da Santa Casa de Ourinhos e reuniu dezenas de mamães. Na ocasião, as colaboradoras da Santa Casa de Ourinhos falaram da campanha Agosto Dourado e a importância da amamentação e também destacaram o trabalho do Comitê de Aleitamento Materno que discute ações de incentivo ao aleitamento materno e as doações do leite humano.

Logo após a homenagem, as colaboradoras da Santa Casa de Ourinhos ofereceram as mamães um delicioso café da manhã.

É importante frisar que o leite materno tem tudo o que bebê precisa até os 6 meses de idade, inclusive água. Os benefícios são: proteger a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; reduzir em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos; e reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Já a doação do leite humano beneficia principalmente os bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg), internados na UTI Infantil e que não podem ser amamentados diretamente no seio materno.

Na Santa Casa de Ourinhos, as equipes do Banco de Leite e do Comitê de Aleitamento Materno realizam ações de incentivo ao aleitamento materno durante a internação das mamães como: orientações no pré e pós-parto e na captação de doadoras de leite materno para o próprio Banco de Leite.

O Banco de Leite Materno de Ourinhos funciona na Praça Hermelino Agnes de Leão, na Rua Dom Pedro I, 719 em frente a Santa Casa e o horário de atendimento ao público é das 7 as 13 horas. O telefone para contato 3324-2203 .

Lembrando que toda mãe pode ser doadora, e que doar leite é um gesto de amor que pode salvar vidas.

Agosto Dourado

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s