Santa Casa de Ourinhos completa 76 anos e inaugura novo Centro Materno Infantil

No aniversário de 76 anos da Santa Casa de Ourinhos, celebrado nesta quarta-feira, 1º de maio, não faltam motivos para comemorar. Além de ser um dos 50 melhores hospitais do país atendendo mais de 80% dos casos pelo SUS, a Santa Casa nos últimos anos passou por inúmeras melhorias em sua infraestrutura e a mais recente novidade é que acaba de ganhar um novo Centro Materno Infantil.

A construção deste novo centro contou com investimento de R$ 250 mil. O recurso foi disponibilizado pelo Deputado Federal Capitão Augusto através de emenda parlamentar. É mais uma verba que o Deputado ourinhense destina a Santa Casa de Ourinhos, mostrando que acredita na gestão da instituição, dando a sua contribuição para que este tipo de investimento tenha reflexos diretos na melhoria do atendimento aos pacientes.

A estrutura do novo Centro Materno Infantil foi elaborada segundo a RDC36 ANVISA e Portaria da Rede Cegonha, com o objetivo de adequar a ambiência para assistência ao parto de forma segura e humanizada, com base em evidências científicas, trazendo melhores resultados, visando também a redução da taxa de mortalidade infantil e materna, as quais estão abaixo da média estadual/nacional, mas pode ser trabalhada para diminuir ainda mais.

O Centro Materno Infantil conta com 28 leitos, – sendo 14 reservados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 14 para Particular e Convênio. A estrutura contempla um Centro Obstétrico, Unidades Neonatais (convencional e intensiva), Unidade de Internação Maternidade e a Unidade de Internação Pediátrica.

Nova estrutura

A antiga estrutura da Maternidade era dividida em sala de pré-parto com 2 leitos, 2 salas de parto e Berçário para o cuidado do recém-nascido. Os quartos do alojamento conjunto eram pequenos impossibilitando o bom acolhimento ao acompanhante.

A partir de agora, o Centro Materno Infantil conta com um novo Centro Obstétrico com uma 01 sala para partos cirúrgicos. Esta sala dispõe de uma ante sala com visor para os familiares poderem assistir ao nascimento.

O Centro Materno também apresenta 3 quartos PPP, para assistência a mãe  durante o pré, o parto e o pós parto no mesmo ambiente, favorecendo o vínculo entre mãe e filho. Um detalhe importante que um destes quartos terá uma banheira para estimular o parto normal humanizado.

A nova estrutura contempla uma ampla área de deambulação externa para a gestante no momento do trabalho de parto.

Já os quartos de enfermaria favorecem conforto e segurança, são amplos, com ambiência adequada ao acompanhante, mãe e bebê. Frigobar, TV e armários com chave para guardar pertences. Área para o cuidado do recém-nascido com banheira, fortalecendo o vínculo entre família.

Além disso, há sala de acolhimento aos familiares e para o Registro do Recém-nascido ainda dentro da maternidade.

O que também chama atenção no novo Centro Materno Infantil é o ambiente que foi totalmente renovado e remodelado, recebendo uma decoração toda especial, o que torna o espaço mais acolhedor.

Além da nova estrutura física, o Centro Materno Infantil da Santa Casa de Ourinhos também conta com novos e modernos equipamentos para garantir um trabalho de parto e pós parto seguros tanto para as mamães como para os bebês, bem como aos profissionais médicos e enfermeiros.

O novo Centro Materno Infantil da Santa Casa de Ourinhos foi estruturado com base em unidades maternais dos grandes hospitais do país. O projeto foi desenvolvido com objetivo de oferecer um ambiente seguro, acolhedor e mais humanizado.

Santa Casa 76 anos

Atendimento de excelência, com foco na humanização, solidariedade e respeito aos pacientes são os compromissos principais da Santa Casa de Ourinhos. Fundada em 1º de maio de 1943, a instituição chega aos 76 anos junto comemorando grandes transformações, que fizeram do hospital um dos 50 melhores do país.

Hoje, a Santa Casa é um complexo hospitalar formado pelo Hospital Geral, Ambulatório de Especialidades Médicas e Unidade de Oncologia. Mais de 80% dos atendimentos são realizados pelo SUS e o hospital conta com 166 leitos, 33 especialidades, 130 médicos e mais de 700 colaboradores, que atendem, dependendo da especialidade, a população de mais de 60 municípios.

Nos últimos anos, importantes conquistas marcaram a história da Santa Casa: Novo Centro Cirúrgico: equipamentos de última geração, capacidade para 800 procedimentos cirúrgicos mensais; credenciamento do Serviço de Oncologia pelo SUS: consultas, cirurgias, tratamento de quimioterapia e radioterapia para pacientes de Ourinhos e região; nova UTI Adulto: 20 leitos com 90% atendimento SUS; modernização da ALA B: espaço exclusivo para atendimento SUS totalmente reformado; Centro de Estudos: integração e troca de experiências do corpo clínico; Biblioteca em parceria com Projeto Primavera: leitura ajudando na recuperação dos pacientes; Agência Transfusional própria (garantia de atendimento rápido para os pacientes que precisam de sangue), Sala de Descanso (espaço para integração entre colaboradores) e novo vestiário para os colaboradores. No decorrer deste ano estão previstas outras novidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s