Evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim atendeu mais de 400 pessoas

Mais de 400 pessoas passaram por atendimento durante o evento realizado pelo Serviço de Terapia Renal da Santa Casa de Ourinhos, na Praça Mello Peixoto, em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O objetivo foi de conscientizar sobre a prevenção da doença renal, que atinge uma em cada 10 pessoas no mundo.

De acordo com o balanço do STRO, 420 pessoas foram atendidas, sendo que metade destes foram avaliados para teste de proteínas na urina ainda na Praça Melo Peixoto.

Já 20 pessoas (5% dos atendidos) foram encaminhadas para exames complementares (ureia, creatinina e urinaI) e com retorno já agendado no Serviço de Terapia Renal.

O evento integrou a campanha “Saúde dos Rins para todos” da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Foram oferecidos à população testes e exames de pressão arterial, glicemia capilar, IMC, teste rápido de urina, acuidade visual, além de orientações de profissionais das áreas de Nefrologia, Psicologia, Nutricionista e Podólogo.

O aposentado Amadeu Vaz contou que estava passando pelo centro, decidiu fazer os exames preventivos e deixou o local animado com os resultados. “Este tipo de ação é muito boa. Estava passando por aqui e resolvi passar por uma consulta. Sempre que tem esse tipo de evento na praça eu faço exames. A boa notícia é que meus exames estão todos bons”.

Maria de Fátima, de 47, também aproveitou o evento da Santa Casa de Ourinhos para fazer um check-up. Na sua opinião, este tipo de ação é positiva e beneficia principalmente as pessoas que não tem o costume de ir ao médico. “É sempre importante a realização dessas ações voltadas para a saúde, porque tem muita gente que não vai ao médico e aqui é uma oportunidade que elas têm para fazer alguns exames”.

O médico nefrologista do Serviço de Terapia Renal de Ourinhos, Dr. Lucas de Moraes Soler, falou da importância do evento. “Esta ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a Doença Rena Crônica e como previna-la. A prevalência dessa doença vem cada vez mais crescendo. Geralmente, as pessoas que desenvolvem a Doença Renal Crônica tem hipertensão, diabetes, ou seja, é importante ter essa prevenção ao praticar atividades físicas, não fumar e ter uma boa alimentação”

A secretária de Saúde, Cassia Palhas disse que este tipo de ação com a realização de exames gratuitos a população contribui para a prevenção de doenças. “Foram ofertados vários exames como de glicemia, aferição de pressão, exame de urina entre outros para que o paciente, caso seja diagnosticado com algum problema de saúde, possa começar um tratamento mais precoce, proporcionando assim uma chance maior de cura”.

O evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim foi organizado pelo Serviço de Terapia Renal, com apoio da Prefeitura de Ourinhos, Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa de Ourinhos e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

O Serviço de Terapia Renal agradece a Polícia Militar, a Uni-FIO, Estácio, Cebrac, João do Sax, Afusca, Ótica Paulista, Associação dos Diabéticos e o Serviço de Podologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s