SEMANA DO RIM: VOCÊ SABE COMO FUNCIONA A HEMODIÁLISE?

DSC_0255

Muitos pacientes que sofrem com insuficiência renal aguda ou crônica graves necessitam do tratamento através da Hemodiálise. A indicação é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista), que avalia o quadro da pacientes por meio de consulta e exames laboratoriais.

E você sabe como funciona a hemodiálise? A enfermeira e responsável técnica do Serviço de hemodiálise e Terapia Renal da Santa Casa de Ourinhos, Lívia Miyashiro, explicou sobre o tratamento que é realizado pela máquina junto aos pacientes.

De acordo com a enfermeira, na hemodiálise a máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter (tubo) ou uma fístula arteriovenosa, e depois é impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise (dialisador). No dialisador o sangue é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso e devolve o sangue limpo para o paciente pelo acesso vascular.

A enfermeira destacou que as sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais, como no caso de Ourinhos, no Serviço de Terapia Renal da Santa Casa de Ourinhos.

Segundo Lívia Miyashiro, o tempo das sessões varia de acordo com o estado clínico do paciente e, em geral, é de 3 a 5 horas por sessão e pode ser feita 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente.

Ao iniciar o tratamento o paciente perceberá uma melhora significativa nos sintomas que apresentava, como: falta de apetite, indisposição, cansaço, náuseas, dentre outros. Adicionalmente, serão reduzidas as restrições dietéticas que o paciente fazia antes de começar a fazer hemodiálise e o paciente perceberá, em geral, uma melhora na sua qualidade de vida.

A enfermeira Lívia Miyashiro ressaltou que mesmo fazendo o tratamento de hemodiálise, o paciente pode ter uma vida normal, passear, praticar esportes, porém, com uma certa restrição. “Esse dialisador é como se fosse o rim artificial do paciente, e através desse tratamento, o paciente acaba tendo uma melhor qualidade de vida”.

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim será comemorado no dia 14 de março e o Serviço de Terapia Renal da Santa Casa de Ourinhos preparou uma programação toda especial com a realização de diversas atividades. O objetivo é de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença renal, que atinge uma em cada 10 pessoas no mundo.

O evento, que acontecerá na Praça Mello Peixoto, no centro de Ourinhos, a partir das 09h, integra a campanha “Saúde dos Rins para todos” da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Estão previstas inúmeras atividades como triagem para os testes e exames de pressão arterial, glicemia capilar, IMC, teste rápido de urina, acuidade visual, além de orientações de profissionais das áreas de Nefrologia, psicologia, Nutricionista e Podólogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s