Santa Casa de Ourinhos integra lista de 114 hospitais brasileiros contemplados no PROADI-SUS

A Santa Casa de Ourinhos está participando do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Albert Einstein de São Paulo. A instituição ourinhense está ente os 114 hospitais brasileiros selecionados para integrar o projeto “Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais SUS”.

Para participar do PROADI-SUS, a Santa Casa de Ourinhos se inscreveu e preencheu todos os critérios que garantiram a seleção entre os 114 hospitais brasileiros.

A visita inicial diagnóstica do Hospital Albert Einstein começou na segunda-feira, 11, e seguiu até o dia 15. Junia Cordeiro, consultora do Instituto de Consultoria e Gestão do Hospital Albert Einstein, se reuniu com diretores e colaboradores do hospital para apresentar o PROADI-SUS e também detalhou o trabalho que será realizado ao longo dos próximos seis meses, focado na gestão e na qualidade.

“Nesta primeira semana vamos fazer um diagnóstico e estabelecer com a equipe de colaboradores da Santa Casa de Ourinhos planos de ações estratégicas. Nos próximos seis meses acompanharemos esse trabalho e vamos avaliar se estas ações estão sendo eficientes e, além disso, vamos deixar recomendações para que hospital dê continuidade após esse período”, destacou Junia Cordeiro. “Esse projeto lida com a base da organização dos fluxos, dos processos e da gestão. Tendo isso com mais eficiência, conseguimos todas as outras coisas que o hospital deseja que é atender bem o paciente e ser sustentável”, completou.

O presidente da Associação da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanuto, ressaltou a importância de o hospital ter sido selecionado para integrar o PROADI e por receber a capacitação do Albert Einstein. “Na verdade, são poucos hospitais que integram esse programa. Fomos avaliados e selecionados, o que mostra o resultado do trabalho desenvolvido pela Santa Casa de Ourinhos. Quanto mais qualificar, treinar e saber os resultados, mais eficiente e maior o controle teremos para o hospital crescer e poder pleitear mais recursos e exigir dos governos. Além disso, é importante frisar o fato de estarmos sendo capacitados pelo Albert Einstein, um dos hospitais de maior reconhecimento no mundo pela sua excelência”.

O Administrador da Santa Casa de Ourinhos, Fernando Abreu, que teve a iniciativa de inscrever o hospital junto ao PROADI-SUS, enfatizou que a instituição está sempre interessada em participar de programas que possam trazer melhorias principalmente na questão da gestão hospitalar. “O PROADI tem um trabalho muito importante na criação de protocolos e processos dentro da área assistencial. No passado tivemos um trabalho semelhante desenvolvido em parceria com o Hospital Samaritano, o qual participei na época como farmacêutico da Santa Casa, e foi muito importante para o crescimento do hospital. Porém, acho que existiram muitas falhas no projeto, por ser novo, não tínhamos conhecimento e talvez não aproveitamos tanto como poderemos aproveitar esse com o Albert Einstein, pois já temos a experiência do projeto passado, até porque a Santa Casa hoje está muito mais evoluída em termos administrativos e de gestão”.

Para Fernando Abreu, integrar o PROADI-SUS fará com que a Santa Casa seja avaliada quanto a capacidade de desenvolver um trabalho melhor na questão administrativa, de atendimento e gestão. “Sem dúvida é importante estarmos nesse grupo dos hospitais avaliados, porque queremos saber se realmente estamos bem, conforme somos reconhecidos pelos governos estadual e federal, pelos pacientes e seus familiares e também pelos municípios, mas quero saber se o Ministério da Saúde reconhece que nós temos capacidade. Estamos no caminho certo, mas temos muita coisa a fazer para tornar a Santa Casa cada vez melhor para atendimento do SUS, de Convênios e Particular”.

O diretor do Conselho Fiscal, Vagner Breve disse que há 11 anos quando passou a integrar o grupo de voluntários da diretoria da Associação da Santa Casa, sempre sonhou com o hospital ourinhense trabalhando em parceria com o Albert Einstein. “Hoje esse sonho se tornou uma realidade. Acredito que com esse diagnóstico que o Albert Einstein fará, vamos saber o caminho que devemos seguir”.

PROADI-SUS

Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal, concedida aos hospitais filantrópicos, com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. O Programa visa promover a melhoria das condições de saúde da população.

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS, por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s