Setor de fisioterapia da Unidade de Oncologia da Santa Casa promove aula inaugural do “Grupo de Mama Movimente-se”

O setor de Fisioterapia da Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos promoveu uma série de atividades para apresentar o projeto do “Grupo de Mama Movimente-se”, que terá início no hospital a partir de fevereiro de 2019.

A apresentação do projeto para os pacientes que realizam tratamento na Unidade de Oncologia aconteceu no auditório da Unidade de Oncologia em duas datas: nos dias 18 e 19 de dezembro.

A abertura da aula inaugural foi feita pelo médico radio-oncologista, Dr. Norberto Souza Paes. Em seguida houve a apresentação da Equipe Multidisciplinar e uma dinâmica psicológica com a psicóloga Priscila Augustino. A fisioterapeuta responsável pelo setor Ana Paula Damasceno Zanuto fez a apresentação do grupo e também uma dinâmica com os pacientes para mostrar um pouco do trabalho que será realizado.

Nos dois dias de apresentação do grupo, foi servido um delicioso café da tarde oferecido pelas equipes Mão Solidárias e Amigas do Peito, além também de sessão de Make com os maquiadores Paulo Junior e Lia. Já as lojas Lemis, SAMPA, Bella Center e – Lupo colaboraram com os brindes que foram sorteados aos pacientes.

De acordo com a fisioterapeuta Ana Paula Damasceno Zanuto, o projeto tem o objetivo de ajudar as pacientes diagnosticadas com câncer de mama e que realizam o tratamento de na unidade. “O setor de fisioterapia, através desse grupo, irá ajudar as pacientes que, devido a cirurgia para retirada da mama, têm alguma limitação para movimentar os braços ou algum desconforto”.

O Grupo de Mama Movimente-se terá início em fevereiro de 2019, será dividido em dois grupos os quais farão sessões de fisioterapia duas vezes na semana. Todas as pacientes serão avaliadas e, a partir, disto seria iniciado o tratamento – seja individual ou em grupo.

Esta semana o setor de Fisioterapia recebeu doações de uma paciente de bolas, bastões e bambolês que serão utilizados nas sessões. Além disso, o grupo Mãos Amigas tem feito doações de lenções e máscaras e as Amigas do Peito almofadas para conforto e prótese mamaria externa. Tudo isso auxilia no trabalho tanto da fisioterapia quanto da equipe multidisciplinar.

Dr. Norberto Souza Paes destacou a importância do projeto para as pacientes. “Essa aula inaugural é importante para apresentar o trabalho que será realizado e demonstra a capacidade de envolvimento da nossa equipe e dos nossos pacientes. Esse projeto visa o acolhimento e estimula a pesquisa e a busca da melhora na recuperação dos pacientes com tratamentos adequados”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s