Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos realiza quadrimestre oncológico

d74d6a20-b7d4-4461-bee1-1f101aedaab6

A unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos dá início a uma importante ação voltada à prevenção do câncer. A partir deste sábado, 29 de setembro, até o mês de dezembro, a instituição estará promovendo o quadrimestre oncológico com diversas atividades abertas aos profissionais e estudantes da área da saúde e também a população em geral.

O quadrimestre oncológico é uma referência aos meses de campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce aos vários tipos de câncer. Em setembro o alerta é para o câncer de Intestino, em outubro ao de Mama, em novembro ao de Próstata e em dezembro ao de Pele.

O quadrimestre oncológico da unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos se inicia neste sábado, 29, com três palestras: às 9h palestra sobre o câncer com o Colopractologista, Dr. Alexandre da Silva Nishimura; às 9h30 o assunto a ser abordado será Colonoscopia com a Cirurgiã Geral/Endoscopista, Dra. Evelyn Cristina da Rosa Granja Batalini; às 10h o tema a ser debatido será a importância da nutrição no câncer de colón: alimentação e suplementação, com a Nutricionista Patrícia Calesco Ferreira; e por fim às 10h30 a Enfermeira Vanessa Baldo Cozza abordará os cuidados com a estomias.

Já no dia 17 de outubro, às 19h30, estão previstas mais duas palestras: às 19h30 o Mastologista, Dr. Leonardo Fleury Orlandini falará ao público sobre o panorama do câncer de mama atual e prevenção; e em seguida a Fisioterapeuta Ana Paula Damasceno Zanuto irá abordar intervenção fisioterapêutica no câncer de mama.

O diretor clínico da Unidade de Oncologia e médico radioncologista, Dr. Norberto Paes destacou que o foco do quadrimestre oncológico é informar as pessoas sobre a necessidade da prevenção das doenças oncológicas com grande prevalência em homens e mulheres.

Dr. Norberto Paes ressaltou ainda que é importante as pessoas aproveitarem esse momento de campanha e procurar um médico especialistas para realizar os exames preventivos. “Nesse período de campanha com grande cobertura da mídia, a oferta de exames aumenta bastante e, assim, é importante que as pessoas procurem os postos de saúde, os consultórios médicos e hospitais para realizarem seus exames conforme orientação medica”.

O diretor aproveitou e deu algumas orientações sobre como prevenir o câncer. “Ter uma alimentação equilibrada e adequada com proteínas, vitaminas, fibras, frutas, verduras e legumes. Evitar conservas, alimentos enlatados, condimentados e com agrotóxicos. Evitar o excesso de açúcar, o sol em excesso, tomar bastante água, desenvolver atividade física frequente, evitar a obesidade e sedentarismo, ter hábitos de vida saudáveis como evitar o cigarro, o álcool e drogas -, não se estressar e ser tranquilo, dormir bem, consultar o médico e o dentista com periodicidade, fazer os exames de prevenção na idade correta como mamografia e exame da próstata, fazer exames para HIV, sífilis e hepatite C; tomar a vacina contra o HPV, ler bastante sobre saúde e hábitos saudáveis, fazer o auto exame da pele, da boca e das mamas”.

As palestras serão realizadas no auditório da Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos que fica situada à Rua do Expedicionário, 421, Centro – Ourinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s