Santa Casa tem agora sua própria Agência Transfusional

Garantir a agilidade nos momentos de extrema urgência dos pacientes. Essa foi a principal meta que levou a Santa Casa de Ourinhos a tomar a decisão de montar sua própria Agência Transfusional – uma unidade hemoterápica que tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames pré-transfusão e liberar e transportar o sangue dentro do hospital.

As atividades tiveram início no último dia 15 de maio e o setor funcionará 24 horas, sete dias da semana. A Santa Casa contará com uma equipe altamente qualificada, tendo como diretor clínico o médico especialista em Hematologia e Hemoterapia, Dr. Paulo Novita, como diretora técnica a bióloga, especialista em Hemoterapia, Mestre em Biotecnologia Médica e Doutora em Fisiopatologia e Diagnósticos Cirúrgicos, Dra. Juliane Campos e mais cinco técnicos em enfermagem, que foram devidamente treinados para a rotina de coleta de amostras para os exames pré-transfusional dos pacientes, realização dos testes laboratoriais e infusão de hemocomponentes.

A Santa Casa realiza em média 250 transfusões mensais. “A Agência Transfusional interna é um serviço de grande importância para um hospital. Hoje a Santa Casa de Ourinhos precisa e merece um serviço hemoterápico interno. Isso garante a agilidade nos momentos de extrema urgência, monitoramento adequado do paciente durante e após o ato transfusional, controle de qualidade rigoroso de exames imunohematologicos, além de gerar maior credibilidade para o hospital, que é a referência da região de Ourinhos”, explicou Dra. Juliane.

O novo setor está localizado dentro da Santa Casa, entre a Ala A e o Pronto-Socorro. “A Agência Transfusional é uma unidade dentro dos demais serviços de Hemoterapia que realiza os exames pré-transfusionais do paciente, entre eles a Fenotipagem ABO e RH, Pesquisa de Anticorpos Irregulares e demais testes de compatibilidade transfusional. É de função da agência realizar a rotina de exames imunohematologicos de todos os pacientes do hospital, especialmente de gestantes e recém-nascidos. O ato Transfusional, o monitoramento do paciente durante a infusão e a notificação de reações transfusionais quando ocorrerem também é de responsabilidade da unidade”, disse.

A Agência Transfusional da Santa Casa de Ourinhos não realiza coleta de doadores de sangue. As doações continuam sendo realizadas no Banco de Sangue e é importante ressaltar que a partir de uma única doação, até quatro vidas podem ser salvas.

Uma resposta em “Santa Casa tem agora sua própria Agência Transfusional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s