Enfermeira Sildes Silvestrini Brisola relembra os mais de 30 anos dedicados ao trabalho na Santa Casa de Ourinhos

IMG-899212 de Maio é o Dia Mundial do Enfermeiro – profissionais que têm um papel fundamental dentro na Santa Casa de Ourinhos e que merecem todas as homenagens.

Em comemoração à data, a equipe de comunicação da Santa Casa conversou com a Enfermeira Sildes Silvestrini Brisola, que atuou por mais de 30 anos em diversos setores do hospital e, hoje, já aposentada, nos proporciona uma verdadeira aula sobre a importância da enfermagem e as atitudes de cuidado e carinho que todo o enfermeiro deve ter com os pacientes.

O foco é nas pessoas

“Nunca esquecer o lado humano no atendimento”. Essa foi principal mensagem deixada pela Enfermeira Sildes, que destacou também que por mais que os anos passem, o profissional nunca deve deixar o trabalho ligado no “piloto automático”.

“Temos que de todas as formas dar dignidade para as pessoas que estamos atendendo. Precisamos oferecer atendimento com qualidade e segurança em todos os procedimentos, dos mais básicos aos mais complexos que a enfermagem desenvolve”, disse.

A enfermeira, graduada pela Universidade do Sagrado Coração e com especialização médico-cirúrgica pela Escola Paulista de Medicina, especialização em Infecção Hospitalar pela UEL, especialização em Administração Hospitalar pela Santa Casa de São Paulo e inúmeros cursos de atualização, revelou que foram muitas histórias vividas dentro da Santa Casa de Ourinhos. “Todas foram importantes. Meu foco em todos os setores que passei sempre foi a humanização real, na prática”.

UTI Adulto e CCIH

Sildes trabalhou por muitos anos na UTI Adulto da Santa Casa. Na verdade, a enfermeira atuou em inúmeros setores do hospital e foi responsável pelos mais várias unidades ao longo da carreira.

Contudo, o trabalho na CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) merece destaque especial. “Essa comissão é um grupo que se reúne para resolver, ajudar e tomar medidas conjuntas para prevenir e minimizar infecções. É um trabalho importantíssimo, atua no serviço de controle diretamente nas áreas dentro do hospital”.

Transformação da Santa Casa

Sildes presenciou de perto o crescimento, a transformação da Santa Casa em um complexo hospitalar, que é um dos mais importantes do interior do Estado de São Paulo.

“Marcou muito quando a UTI Adulto foi transferida para o novo prédio. São momentos históricos, inclusive agora já tem uma nova UTI em construção. Vi a Santa Casa crescer, dou um valor imenso a todas as áreas. Tudo é integrado, para a engrenagem funcionar todos têm que cumprir seu papel, então o respeito no dia a dia é fundamental e faz toda a diferença”.

Missão cumprida

A enfermeira destacou que agora o sentimento é de missão cumprida. “Tudo valeu a pena. Trabalhei também por 10 anos na saúde municipal. Foram 37 anos de trabalho na mesma área, pois sempre fui enfermeira de Santa Casa. Minha mensagem para os enfermeiros é que sempre trate o próximo como a si mesmo, como gostaria que cuidassem de alguém de sua família”.

Sildes também ressaltou a importância do aperfeiçoamento constante. “Fui uma enfermeira que trabalhou no assistencial e também por muito tempo na área administrativa. Para ser bom profissional tem que estudar, especializar, ter a parte técnica, mas nunca esquecer o lado humano”.

Por fim, a enfermeira agradeceu todos os colegas que conheceu durante a carreira. “Todos foram importantes. Não posso deixar de agradecer a Enfermeira Eliska, que foi quem abriu as portas da Santa Casa de Ourinhos para mim e também os médicos Silas Neves, Sérgio Gandra e Roberto de Carvalho e Ozias Mota”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s