Ginecologista da Santa Casa de Ourinhos faz alerta para prevenção das DSTs no Carnaval

DSCF1010

O carnaval começa neste final de semana e foliões de Ourinhos e região se preparam para a diversão nos desfiles de escola de samba, blocos de rua ou em clubes fechados. No entanto, nesse período de festa é necessário tomar alguns cuidados especiais, principalmente com relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

O ginecologista da Santa Casa de Ourinhos, Dr. Fábio Henrique B. Gonçalves, disse que o carnaval é uma das principais épocas do ano em que há aumento da incidência das DSTs. “O carnaval é um feriado prolongado, as pessoas saem para se divertir e, muitas vezes, aumenta a incidência das doenças sexualmente transmissíveis como a Sífilis, Gonorreia e HIV”.

As DSTs são doenças causadas por vírus, bactérias ou micróbios. A transmissão acontece, principalmente, nas relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. “A maioria das doenças sexualmente transmissíveis se manifesta com coceira na região genital, corrimento, ferida e podem ou não causar dor. Clinicamente, uma tosse já pode ser sintoma de uma doença mais avançada”, esclareceu o ginecologista.

O ginecologista ressaltou que algumas DSTs podem acarretar graves problemas tanto para a mulher, quanto para o homem, principalmente, pela maioria ser silenciosa. “Algumas doenças são silenciosas inicialmente, a manifestação de sintomas é tardia. Algumas podem trazer algum tipo de corrimento para mulheres, feridas nos homens e até a morte, como o caso do HIV não tratado”, alertou.

Segundo o Dr. Fábio Henrique B. Gonçalves, o diagnóstico se baseia em exames físicos, clínicos e complementares, como laboratoriais. Além disso, o ginecologista salientou ainda que a Rede Pública de Saúde oferece cobertura com exames gratuitos e rápidos resultados.

Por fim, Dr. Fábio salienta que a melhor forma de evitar a contaminação por DST e curtir o carnaval com mais saúde é usar preservativos em todas as relações. “O uso do preservativo seja o feminino ou masculino é a forma mais segura de se prevenir”.

Uma resposta em “Ginecologista da Santa Casa de Ourinhos faz alerta para prevenção das DSTs no Carnaval

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s