Esta é a 4ª e última parte que a Equipe de Comunicação está publicando para você saber mais sobre o Câncer de Mama. Acompanhe as matérias pelo blog http://www.santacasadeourinhos.blog e por nossa página do facebook.
Para concluir a Equipe de Comunicação conversou com Dr. Leonardo Fleury Orlandini, Médico Mastologista e com a Dra. Ana Paula Damasceno Zanuto, fisiotera-peuta, que fazem parte da equipe do Setor Oncológico da Santa Casa de Ourinhos, que atende no Hospital Dr. Monzillo.
EC – Quais são as atividades que vocês desenvolvem no hospital?
Dr. Leonardo – Nós atendemos qualquer tipo de doença relacionadas a mama, desde alterações benignas, alterações relativas a amamentação e lesão suspeita de câncer de mama, diagnóstico e tratamento.
Dra. Ana Paula – Atendo pacientes em quaisquer fase do tratamento: desde pre-ope-ratória até em seguimento. . O importante é que a paciente consiga, por exemplo, manter preservada as funções, atividades e qualidade de vida.

EC – O que é a campanha do outubro rosa?
Dr. Leonardo – Foi uma campanha desenvolvida nos Estados Unidos com intuito de chamar atenção para o diagnóstico de câncer de mama e isso foi tomando uma proporção maior em outros lugares do  mundo sempre com o intuito de lembrar a mulher de que o diagnóstico feito antes é muito melhor, pois a chance de cura também é muito grande.
Dra. Ana Paula – A campanha
do outubro rosa é importante para alertar as mulheres a necessidade de olhar para elas e ver se que precisam ser cuidadas. É muito importante fazer o diagnóstico precoce. Existe um medo de ir fazer o exame e realmente constatar a doença, mas quanto mais precoce detectar o câncer de mama, melhor é o tratamento.

EC – Existem fatores que aumentam o risco do câncer de mama?
Dr. Leonardo – Sim, fatores ambientais seriam a obesidade, álcool, cigarro e sedentarismo. Além disso uso de hormônios na menopausa pode ser um fator e histórico familiar de câncer de mama.
Dra. Ana Paula – Os principais fatores de risco são o tabaco, obesidade, álcool e sedentarismo. Envelhecimento, raça, etnia também são fatores de risco, porem, não modificáveis.

EC – Como funciona o tratamento?
Dra. Ana Paula – Cirurgia (Mastectomia, quadrantectomia etc), Quimioterapia, Radioterapia, Hormonioterapia são tratamentos disponíveis para o câncer de mama. A fisioterapia poderá atuar, por exemplo, para a melhora das disfunções articulares.

EC – Quais são as causas e os sintomas?
Dr. Leonardo – A maioria dos casos não tem sintoma nenhum, por isso sempre falamos da importância em fazer o exame de mamografia anualmente. Quando aparecem sintomas geralmente já está bastante avançado; a mulher consegue perceber nódulos ou pode ter um afundamento da pele, a pele pode ficar toda vermelha, sangramento do mamilo.
Dra. Ana Paula – Algumas mulheres são assintomáticas, outras, no entanto, são acometidas por dores, secreção etc.

EC – É possível prevenir o câncer de mama? Como?
Dra. Ana Paula – A pratica de atividade física, redução no consumo de álcool, açúcar e não fumar são formas de prevenção. A mamografia anual auxilia tanto na prevenção como na detecção precoce do diagnóstico no câncer de mama.

EC – Tem cura?
Dr. Leonardo – A maioria das mulheres vão ficar curadas, vão ficar bem em 10 ou 15 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s