Aspectos Filosóficos Da Cirurgia Plástica

(Equipe de Comunicação)
Na foto acima: Dr. André Luiz de Miranda Barbosa (Cirurgião Plástico)

A cirurgia plástica é o ramo da cirurgia geral especializada no tratamento de deformidades congênitas ou adquiridas, lesões traumáticas ou não, além da não menos importante correção das alterações corporais adquiridas.

A cirurgia plástica, portanto,intervém em todo o seguimento corporal desde o intra útero até a extrema idade.

Atualmente, o Brasil apresenta-se como um dos campeões mundiais em números de cirurgias estéticas, tendo sido realizadas em no ano passado perto de 900.000 procedimentos em suas várias indicações de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a grande maioria são de indicação estética, em torno de 60% dos procedimentos . Isto coloca o Brasil como uma referência mundial quanto ao assunto cirurgia estética e reparadora.

Este tipo de cirurgia vem sendo popularizado, deixando de ser um procedimento restrito à classe alta. A busca por procedimentos cirúrgicos pelos vários seguimentos da população feminina, trás em seu bojo um só motivo: “o bem estar físico e mental e melhora da auto estima”.

Em nossa atualidade, com o aumento da qualidade de vida e consequente au-mento da idade de vida média, cada vez mais pacientes procuram a melhora na sua aparência e nos cuidados com o corpo.

Entre os procedimentos mas procurados estão: lipoaspiração,  prótese  e redução mamária, plástica de abdômen e rejuvenescimento da face. Estas mulheres têm, em geral, entre 30 e 60 anos; contudo, a procura por parte de mulheres com a idade, mas avançada tem crescido nos últimos dez anos.

É bem verdade que o desenvolvimento e o desenvolvimento tecnológico, com drogas mais seguras e com menos efeitos colaterais, alem do avanço das técnicas operatórias com menor tempo cirúrgico além de uma avaliação clinica criteriosa pré-operatória, tornam possível realizar as  operações com bastante segurança.

Todavia, é importante considerar que os valores sociais são muito importantes.

A mulher moderna hoje  trabalha, estuda, toma decisões e vivemos em uma sociedade que cultua alguns estereótipos de beleza sem levar em conta a experiência adquirida, isso pode trazer uma insatisfação com o corpo e com a aparência.

O Grande mestre Prof. Ivo Pitangy dizia: “A maior revolução da cirurgia plástica é procurar naturalidade. É conseguir fazer com que uma correção feita seja imperceptível. E o normal é o que não se nota”

Por isso, trilhando seus ensinamentos devemos sempre propor correções que não alterem o semblante, tornando os rostos artificiais, congelados sem expressão.

Concluindo, É muito bom e prazeroso se sentir jovem. Todos gostamos de ver uma pessoa com aspecto jovem, porque a juventude está muito mais no sentido da esperança e da felicidade, da procura e do encontro consigo mesmo. E essa procura tem que ser buscada em todos os nossos dias.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s